terça-feira, 30 de abril de 2013

Fortaleza terá 60% da área com internet 4G

 
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR
Presidente da Anatel, João Rezende, cobra agilidade de operadoras

O gerente da Telefônica Vivo no Nordeste, Daniel Tanner, informou que Fortaleza terá faixa de cobertura da internet 4G superior ao restante das sedes da Copa das Confederações, com cerca de 60% da região urbana. Ele participou, ontem, da entrevista coletiva de lançamento do sistema 4G da Telefônica Vivo.

Segundo informou, não há como mensurar o número de antenas que devem ser instaladas na Capital até o início da Copa das Confederações. “O que existe é previsão de instalação de 2,4 mil antenas em toda Região até dezembro de 2014”. Tanner afirmou que as atuais antenas responsáveis pela comunicação 3G serão modificadas para atender à nova demanda.

De acordo com o gerente regional, a Arena Castelão será coberta com os serviços da operadora para a Copa das Confederações, além dos bairros que circundam a praça esportiva, até o dia 15 de maio. Segundo informações da Vivo, a nova tecnologia já está na fase de testes em Fortaleza.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, reforçou que as áreas urbanas das cidades-sede da Copa das Confederações terão, pelo menos, 50% de cobertura 4G.

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Em minoria no PSB, o governador cearense Cid Gomes reuniu-se nesta quinta (25) com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. Disse-lhe que pode optar por Dilma Rousseff no em detrimento de Eduardo Campos, o presidenciável do seu partido. Não descarta a hipótese de trocar de legenda ou pedir licença do PSB. Kassab apressou-se em abrir as portas de sua agremiação.
“Sou reconhecido por Dilma, ela me prestigia”, Disse Cid a Kassab, conforme relato da repórter Maria Lima. “Se sair do arco de alianças que tenho aqui [no Ceará] com o PT, PMDB e PSD, como vou eleger meu candidato ao governo só com o tempo de tevê do PSB? Não entendo por que o PSB se lança nessa aventura. Fico numa situação muito incômoda, uma saia justa. Estou trabalhando para evitar uma ruptura, mas não posso dizer que não passa pela minha cabeça sair ou me licenciar.”
Homem de Eduardo no PSB do Ceará, o ex-deputado Sérgio Novaes deu de ombros: “É corrente aqui o acordo firmado por Cid com Dilma para trazer para o Ceará uma refinaria da Petrobras e até ele integrar sua equipe no segundo mandato. Então, está denegrindo e investindo no racha do PSB. Agora com um dedo do Planalto, através do Kassab. Defendo que saiam logo e assunto encerrado. Será um problema a menos para nós. Eles [Cid e Ciro Gmes] só têm dois dos 40 votos da Executiva nacional.”

domingo, 28 de abril de 2013

Caatinga busca condição de Patrimônio Nacional

28.04.2013
Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que transforma a Caatinga em Patrimônio Nacional tramita no Congresso

Crateús (CE). Degradada ao longo do tempo pela a ação antrópica (humana), por meio de práticas nocivas à sua biodiversidade, como queimadas, desmatamentos e pecuária extensiva, a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, comemora hoje o seu Dia Nacional com a prioridade de ser reconhecida como Patrimônio Nacional, pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/2010 que prevê, além do seu reconhecimento, também o do Cerrado.

Vegetação da Caatinga apresenta 1/3 de endemismo Fotos: Cid Barbosa /Kid Júnior

Atualmente, estão inseridos nessa condição os biomas da Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-grossense e Zona Costeira. Portanto, Caatinga e Cerrado são os únicos a não ter, até hoje, a proteção constitucional.

A Associação Caatinga, organização criada pela empresa SC Johnson, lidera uma mobilização nacional com o esforço de sensibilização e convencimento aos integrantes do Congresso Nacional para que aprovem a PEC que reconhece a Caatinga como Patrimônio Nacional.

Livro
O livro de fotografias "Caatinga, um Novo Olhar", que mostra, por meio de imagens, a riqueza e belezas do bioma, foi levado à Câmara dos Deputados, que teve audiência e Sessão Solene, na quinta e sexta-feira últimas, destacando o Dia da Caatinga, para sensibilizar os parlamentares a aprovar a PEC. Segundo Rodrigo Castro, secretário-executivo da Associação Caatinga, a aprovação seria "o reconhecimento mais do que justo" deixando a Caatinga em pé de igualdade com outros biomas importantes do Brasil como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Pantanal.

"Há 15 anos a gente trabalha e faz um esforço para valorizar a Caatinga, chamar a atenção para o bom, para o positivo, para que o vale a pena falar, que é uma Caatinga com oportunidades, uma Caatinga rica, mostrando o que ela tem e o que ela pode oferecer", afirmou.

Durante esta semana, na qual é comemorado o Dia Nacional da Caatinga e os 15 anos da Associação Caatinga, a SC Johnson também está financiando uma exposição cultural e educativa sobre o bioma. A exposição ocorre de 22 a 28 de abril, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.

A mobilização pela Caatinga ganhou mais força em 2012, com a escolha do tatu-bola como mascote para a Copa do Mundo de 2014. "Isso foi realmente uma grande conquista para a Caatinga. Mas o grande desafio agora e fazer com que isso traga benefícios diretos para o tatu e para a Caatinga e transformar toda a popularidade que esse animal, no caso o mascote Fuleco, vai ter até a Copa e durante os jogos do Mundial, capitaneando essa visibilidade para o tatu-bola, uma espécie tão ameaçada, e para a Caatinga".

O secretário-executivo da Associação Caatinga salienta que o projeto ultrapassa a duração da Copa do Mundo. "Em 10 anos, nós, Associação Caatinga e os nossos parceiros nacionais e internacionais, queremos dizer que o tatu-bola foi salvo da extinção. Se não for feito nada ele vai ser extinto em, no máximo, 50 anos. Queremos que o tatu-bola tenha sustentabilidade".

Preservação
A história da Associação remonta ao ano de 1998, quando membros da família Johnson, liderados por Sam Johnson, recriaram a viagem de Herbert F. Johnson atrás da carnaúba em 1935. A jornada ao Ceará teve como objetivo refazer o roteiro responsável pelo começo da relação da SC Johnson com o Brasil.

Reconhecendo o importante papel que a Caatinga tem para o Nordeste e o Brasil, a empresa aproveitou a ocasião para criar a Associação Caatinga. Já são 15 anos dedicados à preservação do bioma Caatinga, que ocupa cerca 10% do território nacional, com seus mais de 830 mil km² distribuídos em oito Estados do Nordeste (com exceção do Maranhão) e mais o Norte de Minas Gerais.

Na época, foi criado um fundo de U$ 1,5 milhão e doados 18.000 acres de Caatinga para a maior organização de proteção ambiental do mundo, The Nature Conservancy, o que resultou na criação da Reserva Natural Serra das Almas, no município de Crateús (Ceará), hoje reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera. Graças a essas medidas, mais de 2.240 espécies da fauna e flora já foram catalogadas.

A Associação desenvolve projetos que visam minimizar os impactos da degradação acentuada do bioma e tem como referência principal a Reserva Serra das Almas. Criada no ano 2000, com seus 6.146 hectares, abriga espécies da fauna e flora da Caatinga e serve como ponto de pesquisa e divulgação do bioma.

Mais informações
Associação Caatinga
(85) 3241.0759, Rua Cláudio Manuel Dias Leite, 50 - Cocó Fortaleza - www.acaatinga.org.br
E-mail: caatinga@acaatinga.org.br

EMERSON RODRIGUES /FERNANDO MAIAREPÓRTERES

domingo, 14 de abril de 2013

Seminário do PDT em Fortaleza enfatiza redes sociais

A ênfase ao uso das redes sociais, em todas as suas comunicações internas e externas, foi um dos temas centrais do seminário que a Direção nacional do PDT realizou com o diretório do Ceará. Durante cinco horas de intensos debates, em que os novos prefeitos, vereadores e ex-candidatos às eleições municipais de 2012, fizeram uma avaliação de suas experiências e se debruçaram sobre a necessidade de intensificar a criação de núcleos de base, a formação política, as técnicas de gestão e planejamento e, sobretudo, as novas ferramentas oferecidas pela internet. Hoje, sábado 23/02, ocorre o Seminário de Belém do Pará.
Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados (este é o terceiro só este ano), o seminário começou com a transmissão ao vivo dos debates, tanto pela TV como pela Rádio Legalidade. Estas eram, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.
O deputado e Líder na Câmara Federal, André Figueiredo, que também preside um dos diretórios mais oragnizados do país, fez uma preleção inicial para mostrar o crescimento pedetista no Estado, que ampliou consideravelmente o número de prefeitos e vereadores, assim como a inserção nos 187 municípios do stado. Lá estavam presentes cerca de 400 pessoas, vindas de pelo menos 54 diferentes municípios.
André abriu a palavra não só aos candidatos vitoriosos como também àqueles que não conseguiram se eleger, todos contando sua experiência e seu empenho em oferecer uma proposta alternativa aos velhos hábitos da política tradicional. O prefeito de Capistrano, por exemplo, Cláudio Saraiva, contou como tem atuado para desenvolver a educação no município, principal bandeira do partido, diante de um quadro de abandono das crianças e para as quais já providenciou a vinda de 13 vans para o transporte escolar, enquanto providencia a remodelação das atuais e construção de nova uniddes escolares, com vistas à política de escola integral, principal bandeira do PDT.  
O vereador Ênio Alencar, que não conseguiu eleger-se por muito pouco prefeito de Barreira, mostrou como é difícil enfrentar as velhas oligarquias, o que, para ele, como frisou, não é motivo de desânimo, mas sim de mais dedicação a uma causa, que ele espera ver vencedora nas próximas eleições. Ênio disse que o PDT proporciona um ambiente saudável ao militante na medida que abre caminho para propostas renovadoras e condizentes com as aspirações dos munícipes.
Por sua vez, os deputados estaduais Heitor Ferrer, Patrícia Saboya, e Ferreira Aragão colocaram-se à disposição na Assembleia para fazer um novo partido, que não seja apenas promessa de poder mas uma ferramenta moderna para mudar o cotidiano das velhas práticas. Ainda estiveram presentes o vereador Teixeira Iraguassu, o presidente de honra cearense Flávio Torres, Papito Ferreira, Ivaldo Paixão, Cristina Luz e outros dirigentes.
Clique aqui para saber da organização dos seminários
Por sua vez, o secretário nacional do PDT, Manoel Dias, também presidente da Fundação de Estudos Políticos Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (FLB), destacou a necessidade de o partido não apenas discutir mas levar à prática do conteúdo dos debates destes seminários que estão se multiplicando pelos estados e municípios. Para isso, explicou, o Partido está reestruturando as seções locais da FLB, com a designação de novos profissionais dedicados à pesquisa e à atuação política, cirtando como exemplo a nova equipe do órgão no Ceará, sob a presidência de Cristina Luz.
Ele voltou a insistir na incrementação dos núcleos de base, a partir do meio profissional, da vizinhança, da família e agora das redes sociais, para, assim nuclearizado e organizado melhor seinsira na sociedade. Manoel Dias e André Figueiredo também insistiram para que o PDT se mobilize com a criação de contas no Facewbook,Twitter, Justin, Youtube e outras sociais, criando seus próprios perfis de candidato, militante ou simpatizante. Nestes perfis, o pedetista poderá manifestar-se, seja dando sua posição diante dos vários temas em questão, seja reproduzindo nossas videoaulas, fascículos, cadernos e as notícias de nosso portal.
Manoel Dias estava acompanhado do Núcleo Avançado da FLB, que a partir da sede em Brasília, organizou juntamente com o diretório cearense, a inscrição, organização e transmissão ao vivo de TV e rádio, além do acompanhamento pelas redes sociais. Esre núcelo, chefiado pelo economista André Menegotto, é integrado por Célia Romeiro (organizadora doevento) , Ricardo Viana (pedagogo e diretor das transmissões), Paulo Ottaran, diretor da Rádio Legalidade, Rafael Machado (editor de imagens) e FC Leite Filho (expositor do item Redes Sociais).(ASCOM - Fortaleza

Seminário do PDT da Bahia será dia 20 em Salvador

A Executiva Nacional PDT e o Diretório Regional do Estado da Bahia convidam para o Seminário de Planejamento e Gestão Partidária (este é o quinto deste ano), a realizar-se, em Salvador, dia 20 de abril, um sábado. Essa é a ocasião em que os novos prefeitos, vereadores, ex-candidatos às eleições municipais de 2012 e militantes em geral, avaliam as últimas eleições e seus projetos no âmbito do Executivo e do Legislativo.
O seminário baiano, que deverá contar com as presenças do presidente nacional Carlos Lupi, recentemente reeleito para o biênio 2013-2015, e do novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, também reeleito como secretário-geral, é uma oportunidade para os pedetistas de criar e reativar os núcleos de base, a formação política e as novas ferramentas da internet, sobretudo as redes sociais.
Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados , o seminário será transmitido ao vivo pela TV como pela Rádio Legalidade (via internet). Estas serão, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.
Os pedetistas também terão oportunidade de conhecer os cursos de formação e gestão política desenvolvidos pela Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, em forma de fascículos e vídeos. Estes cursos abordam desde a história e o programa partidário até oratória, passando por elaboração de projetos de lei e gestão administratativa, campanhas políticas, montagem de gabinete parlamentar. 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ministro Manoel Dias se reúne com parlamentares pedetistas

O ministro do Trabalho Manoel Dias se reuniu na quarta-feira (10/04) para um café da manhã com os deputados e senadores do PDT. Na primeira reunião da bancada com o  ministro o clima era de total apoio ao gestor da pasta. Para os pedetistas, a indicação de Maneca, como é chamado o secretário-geral licenciado da legenda, representa o reconhecimento da identidade do PDT, com sua história de luta em defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores.
Para o líder da bancada na Câmara, André Figueiredo (CE),  o papel do ministro como interlocutor entre o Legislativo  e  Executivo será de suma importância para  execução de políticas de geração de emprego e renda. “O ministro não vai se calar, não vai se colocar contra os princípios trabalhistas, tendo sempre um olhar para  preservar os direitos dos trabalhadores.”
Já para o líder no Senado, Acyr Gurgacz (RO) , Manoel Dias é o nome que mais representa o partido, pela sua luta incansável para formação dos quadros  e pelo fortalecimento do PDT. “Ele tem o PDT estampado na testa”, brincou.
Ao agradecer o apoio da bancada pedetista, Manoel Dias disse ter a frente uma grande responsabilidade, mas que sabe que poderá contar com o apoio dos deputados e senadores. “Não existe ministro sem base de apoio no Congresso.  Preciso dessa parceria. E sei que sozinho não vou conseguir”.
O ministro disse que está se inteirando dos trabalhos da pasta e que irá procurar respeitar as ações e programas voltados para o trabalhador que sempre foram a tônica do MTE.
Ele aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da unidade do partido e as metas do partido para 2014. “Temos condição de crescer, de ter uma bancada com  45, 50 deputados federais. Só falta agirmos e para isso precisamos preparar,  qualificar nossas bases e mantermos a unidade do partido