KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza
Em simulações de um possível segundo turno na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira mostra a senadora Patrícia Saboya (PDT) à frente da prefeita Luizianne Lins (PT) e de Moroni Torgan (DEM).
Patrícia chega a alcançar 50% contra 36% de Luizianne, segundo o levantamento. No cenário em que enfrenta Moroni, a senadora tem 48% e o democrata, 38%.
A pesquisa, encomendada pela TV Jangadeiro --de propriedade do senador Tasso Jereissati (PSDB), um dos apoiadores de Patrícia, e afiliada ao SBT--, foi feita entre os dias 25 e 26 de julho, com 700 eleitores, e tem margem de erro de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi registrada sob o número 63.666/08.
Na simulação de um possível segundo turno entre Luizianne e Moroni, há um empate técnico em que ela fica com 40% e seu adversário, com 46%.
Essa é a segunda pesquisa do Vox Populi em Fortaleza, mas a primeira em que foram feitas as simulações de segundo turno.
Apesar de ter iniciado há 25 dias, a campanha eleitoral em Fortaleza ainda não tomou as ruas, com quase nenhum material de campanha circulando pela cidade --nem os candidatos estão muito empenhados, à espera do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Sobre o primeiro turno, quase não houve mudanças de uma pesquisa para outra, apenas oscilações dentro da margem de erro. Tais oscilações, porém, aproximaram os três primeiros candidatos, que estão tecnicamente empatados: Moroni e Luizianne com 27%, na pesquisa estimulada, e Patrícia com 23%. Na pesquisa passada, divulgada há 15 dias, Moroni tinha 30%, Luizianne, 26%, e Patrícia, 21%.
Atrás deles, aparecem com 2% o candidato do PSOL, Renato Roseno, e o pastor Neto Nunes (PSC). Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 10%.
Apenas na pesquisa espontânea, em que não são apresentados previamente os nomes dos candidatos, é que a prefeita aparece à frente, com 19% dos votos --ainda assim, empatada tecnicamente com Moroni, com 15%, e com Patrícia, que tem 13%. Nesse cenário, 42% dos entrevistados disseram não ter candidato ainda
Nenhum comentário:
Postar um comentário