quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fortaleza é a quinta capital mais populosa


Clique para Ampliar
Os municípios têm até 20 dias após a publicação das estimativas para apresentar reclamações sobre os dados do IBGE
As novas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgadas ontem, apontam que Fortaleza continua como a quinta capital mais populosa do País. As projeções referem-se a até o último dia 1º de julho. De acordo com o IBGE, até esta data, Fortaleza estava com 2.476.589 habitantes.

A diferença é de apenas 0,99% em relação ao Censo 2010, que contou 2.452.185 fortalezenses. Essas estimativas populacionais do instituto são feitas todos os anos, com exceção daqueles em que são realizados os censos demográficos.

Já a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) teve uma variação 1,18% em sua população. Passou de 3.615.767 habitantes para exatos 3.658.673.

No que se refere à estimativa total do Estado, a variação foi a menor, o equivalente a 0,91%. Ou seja, se o Censo 2010 apontava o total de 8,452.381 cearenses, a estimativa 2011 aponta 8.530.058 milhões, o que representa 4,4% da população total do País.

Para o doutor em geografia humana da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Levi Furtado Sampaio, essas estimativas são bem próximas da realidade e ajudam bastante aos gestores a direcionarem sua políticas públicas municipais.

Ele explica que os dados são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e um dos parâmetros usado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição do Fundo de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM).

"Se cada gestor municipal desse a devida atenção a estes dados, seria possível direcionar com mais igualdade os investimentos municipais. Como por exemplo, a identificação dos bairros mais populosos e carentes, se lá precisa de escola e postos de saúde, quais suas verdadeiras necessidades", explicou Levi Furtado.

Outros Estados
Os três estados mais populosos localizam-se na Região Sudeste enquanto que os três menos populosos estão na Região Norte. São Paulo é o mais populoso com 41,6 milhões de habitantes e representando 21,6% da população do Brasil, seguido de Minas Gerais com 19,7 milhões de habitantes, o que representa 10,3% da população total e do Rio de Janeiro, com 16,1 milhões de habitantes, ou seja, 8,4% da população do País.

Roraima é o menos populoso com 460,2 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá com 684,3 mil habitantes (0,4% da população total) e do Acre com 746,4 mil habitantes (0,4% da população total).

Os municípios têm até 20 dias após a publicação das estimativas para contestarem os dados. Os interessados poderão apresentar reclamações fundamentadas ao IBGE, que decidirá conclusivament

Nenhum comentário: