quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Fiéis realizam procissão para Nossa Senhora

Publicado em 13 de outubro de 2011 

Clique para Ampliar
Após dez dias de festividades, houve uma missa campal, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, no calçadão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. As laterais da igreja ficaram lotadas
FOTO: TUNO VIEIRA
Evento da paróquia do Montese "arrastou" 30 mil pessoas; trajeto do ritual durou 90 minutos e incluiu seis ruas do bairro
Foi em um cenário marcado pela fé de milhares de pessoas que, portando bandeirinhas, imagens de santas e terços, fiéis participaram, no dia de ontem, da solenidade de encerramento da 53ª edição da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no Montese.

O evento religioso chegou ao fim, depois de dez dias de festividades, com a celebração de missa campal no calçadão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Montese, quando uma multidão lotou as laterais da igreja para assistir o ato religioso celebrado pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Como já é tradição no dia 12 de outubro, a paróquia promoveu, em meio às suas comemorações, a procissão que "arrasta" pelas principais ruas do bairro milhares de pessoas de todas as faixas etárias.

"Não são apenas os moradores do Grande Montese que estão participando dessa linda manifestação de fé em Nossa Senhora Aparecida. Aqui, temos pessoas da Serrinha, da Vila União, do Bairro de Fátima, do Parreão, do Itaperi e até de outros Estados", afirmou o pároco, padre Gabriel Brilhante.

Participação
Durante o trajeto do ritual religioso, que durou 90 minutos, milhares de pessoas percorreram seis ruas do bairro. Alguns moradores ficavam na porta de suas casas exibindo imagens de Nossa Senhora e aplaudiam insistentemente o cortejo, quando o andor com a santa se aproximava de suas residências. Outras preferiam se incorporar à procissão.

Cânticos de louvor, orações, preces, aplausos e fogos de artifícios completavam o cenário que tomou conta das ruas do bairro até a chegada na igreja matriz. Os organizadores do evento estimaram que cerca de 30 mil pessoas participaram da procissão deste ano.

A professora aposentada, Maria Gonçalves Almeida, 80 anos, acompanhou todo o trajeto com os pés descalços e afirmou que não estava cansada. "Cumpro minha promessa pela graça alcançada, e essa força vem de minha devoção para com Nossa Senhora Aparecida", disse.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) disponibilizou equipe composta por viatura e motociclistas para fazer a segurança do percurso.

Outras igrejas, como a do Conjunto Planalto da Barra, a capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim das Oliveiras, a paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Vicente Pinzon, a Capela Nossa Senhora Aparecida na Leste Oeste e a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Itaperi, também realizaram festividades alusivas à santa.

ADALMIR PONTEREPÓRTER

Nenhum comentário: