sexta-feira, 31 de maio de 2013

Grupo armado tenta invadir prédio do exército para roubar armas no Ceará

Publicado em 31.05.2013, às 14h47


Leonardo Heffer Do NE10/Ceará

Um grupo armado tentou invadir, nessa quinta-feira (30), o centro de Treinamento e Instrução do Exército Brasileiro, na localidade de Penedo, no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Sabe-se que o grupo buscava as armas apreendidas porque eles tentaram invadir o prédio onde fica a reserva de armas.

Na tentativa houve troca de tiros entre bandidos e o exército. Não houve feridos. Entre as armas que estavam na reserva estão as de grosso calibre como metralhadoras, fuzis e pistolas de uso exclusivo do exército.

A polícia Militar foi acionada para dar apoio e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da PM realizam buscas na região. Ninguém foi preso.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PDT do Ceará quer lançar Heitor Férrer para o Senado

(arquivo)
(arquivo)
O presidente regional do PDT, deputado federal André Figueiredo seguiu para Brasília, nesta segunda-feira, em clima de esforço concentrado do Congresso Nacional. Há várias medias provisórias na pauta, de acordo com Figueiredo.
Sobre eleições 2014, André Figueiredo admitiu que o partido pode lançar um nome para presidente da República. André reafirmou que em termos de disputa no Ceará o nome do deputado estadual Heitor Férrer está sendo trabalhado para disputar a vaga de senador.

quarta-feira, 29 de maio de 2013


Presença de PMs em escola pública termina em prisão e expulsão no CE

Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió
Um tumulto causado por um mal-entendido em uma escola pública na periferia de Fortaleza terminou com a prisão de um estudante, a expulsão de uma aluna e a transferência de outros dois. 
A confusão aconteceu na escola municipal Maria Bezerra Quevedo, no bairro Novo Mondubim, no último dia 20 e foi filmada com a câmera de um celular e postada na Internet.

Confira o vídeo do tumulto

O tumulto teria tido início quando alunos tentaram deixar a escola após perceberem que, naquele dia, não haveria aula, mas sim, a apresentação de uma interventora, que daria uma palestra sobre novas normas que seriam adotadas pela escola.
Além disso, também estava prevista a presença de policiais militares do programa Ronda Quarteirão, que dariam uma outra palestra sobre cultura de paz.
Segundo o coordenador do Distrito de Educação 5 de Fortaleza, Luciano Nery, alguns alunos se recusaram a assistir as palestras e que quiseram deixar a escola, mas não puderam porque o portão foi fechado.
No momento em que tentavam sair, coincidentemente, o carro da polícia chegou ao local, o que gerou um boato de que os policiais estariam ali para conter a tentativa de saída dos estudantes.
"Alguns dos alunos imaginaram que os policiais estavam com outra motivação, e não a da palestra. Um deles, maior de 18 anos, desacatou um deles, e o policial deu voz de prisão. A partir daí houve a a revolta. Foi um mal-entendido completo", disse Nery.
Com a confusão, a interventora precisou ser levada à sala da coordenação por outros técnicos do distrito, onde ficou para se proteger da fúria de alguns estudantes.
No vídeo postado na Internet, é possível ver que dois estudantes chutaram com violência a porta da secretaria da escola por várias vezes, na tentativa de arrombar e ter acesso ao local.
"A aluna que aparece no vídeo tem 20 anos e foi expulsa da escola. Já outros dois que incitaram os outros alunos, que eram menores de 18 anos, chamamos as famílias, explicamos e os transferimos", disse.
Nery explicou que a intervenção na escola ocorreu por conta da suposta ingerência da direção e secretaria da escola.
"Esse processo de ingerência já vinha há algum tempo. Lá hav
ia falta de normas e é um local onde, no entorno, há muita violência, dentro estava começando a acontecer boatos de tráfico. Aí o distrito resolveu intervir. Por isso mandamos uma técnica nossa", informou.
Após o episódio, a interventora foi removida da escola. "Não designei ela para lá de novo por medo de alguma retaliação. Afastamos a diretora e a secretária porque entendemos que foi a ingerência que levou a essa situação. Hoje estamos com junta interventora, com dois diretores um secretário", finalizou Nery.

Veja casos de violência na escola - 7 vídeos

terça-feira, 28 de maio de 2013

Fortaleza tem 93% dos casos confirmados de gripe em 2013

28.05.2013
A explicação da Secretaria de Saúde é que a Capital costuma diagnosticar a doença precocemente

Fortaleza lidera o número de casos confirmados de gripe influenza no Ceará. O município foi responsável pelo percentual de 93,8%, ou seja, 60 do total de 64 pessoas com Síndrome Gripal (SG). Já os casos notificados foram 161 do total de 182 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), estado mais preocupante da gripe, o que representa 88,5%. Foi confirmado um óbito na Capital por H1N1. As informações são do Boletim Epidemiológico Influenza da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
O prazo de vacinação foi prorrogado até sexta-feira (31) na Capital. Segundo a SMS, é de praxe estender o término da campanha Foto: Kleber A. Gonçalves
O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Antônio Lima, explica que a Capital concentra o maior número de registros em virtude da facilidade no diagnóstico precoce. Já no Interior, isso não acontece. Ele revela que a situação da gripe em Fortaleza não é tranquila, mas estável.

"Estamos realizando todos os procedimentos necessários para evitar surpresas", informa. Conforme Antônio Lima, o momento é de promover ações, como o diagnóstico precoce para favorecer o uso do Tamiflu (Fosfato de Oseltamivire) e atingir a meta vacinal que ainda não chegou aos 80% nas crianças de 6 meses a 2 anos e nos idosos a partir de 60 anos.

Um dos problemas destacados pelo coordenador é o fato de grupos antes não atingidos pela gripe passarem a ser, como as gestantes. Além disso, a preocupação é com os grandes eventos que serão responsáveis por um fluxo muito grande de pessoas na Cidade, segundo aponta.

Outro alerta é para os números de casos de gripe A nas regiões Sul e Sudeste que tendem a aumentar no mês de junho, quando caem as temperaturas. Os vírus da gripe sazonal e do H1N1 vão circular até julho e os casos mais graves ainda devem surgir. Daí a ação do Ministério da Saúde de enviar caixas do Tamiflu para todos os estados.

Medicamento

Já foram mandados, só neste ano, 1.074.180 tratamentos do medicamento na fórmula adulto (75mg) e 151.300 caixas de uso pediátrico. Antes desta distribuição, no entanto, os estados já possuíam estoque de 720.280 caixas para adultos e 87.666 para crianças. Cada caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo.

Outras ações importantes podem ser feitas pela população, como lavar as mãos, proteger o ar ao espirrar e não permitir que crianças doentes frequentem aulas, como recomenda o coordenador Antônio Lima.

Sobre a meta da vacinação, o grupo de crianças até dois anos chegou a 72% e o de idosos, a 75%. Contudo, o município alcançou os 80% como um todo. Das 420 mil pessoas dos grupos de risco (com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas), 337.172 foram imunizadas, o que corresponde a 80,11%.

O prazo para vacinação foi prorrogado, na Capital, até o dia 31 de maio, próxima sexta-feira. A coordenadora da imunização da SMS, Regina Peixoto, comenta que é de praxe estender o término da campanha. Segundo ela, a falta de consciência da população ainda é o maior empecilho para atingir a meta.

Outro ponto que a coordenadora destaca é que crianças e idosos não costumam se vacinar quando estão doentes, daí esses grupos não terem alcançado o percentual esperado. "É cultural não receber a vacina doente".

A campanha teve início em abril e esta é a segunda vez que tem o prazo final prorrogado. Em Fortaleza, as 92 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps)continuam oferecendo a vacina trivalente e no feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (30), haverá também imunização no Parque das Crianças.

Regina alerta que é preciso recorrer aos postos até o dia 31 porque depois disso o Ministério da Saúde não vai mais computar as pessoas vacinadas.
LINA MOSCOSOREPÓRTER

segunda-feira, 27 de maio de 2013

André Figueiredo apoia implantação do campus da UFC em Itapipoca-CE

Ao participar de audiência pública em defesa da implantação do Campus da Universidade Federal do Ceará no município de Itapipoca, o deputado federal André Figueiredo, líder da bancada do PDT na Câmara Federal e vice-presidente nacional do partido, manifestou seu apoio à proposta. “Esse é um momento histórico, onde vemos aqui o prefeito Dagmauro e o vice Geraldinho Azevedo unidos aos demais prefeitos e vereadores nessa luta para concretizar um sonho que não é apenas do povo de Itapipoca, mas de toda essa região”, afirmou o presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo.
André lembrou as dificuldades que muitos jovens enfrentam semanalmente para se deslocar para Sobral ou Fortaleza com objetivo de fazer um curso na UFC, “afora aqueles que, por falta de condições financeiras, encerram a caminhada sem chegar à universidade”, lembrou.  O parlamentar enfatizou a importância da mobilização para que possa ser materializado o Campus da UFC em Itapipoca.
“Tenho certeza que toda a bancada de 22 deputados federais cearenses vai estar engajada nessa luta, que terá também o apoio dos nossos três senadores e do governador Cid Gomes”, disse o pedetista. Para ele, o deputado federal José Guimarães, também presente à audiência, terá papel importante como líder da bancada do PT na Câmara Federal, mesmo partido da presidente Dilma e do ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
Ao concluir, André Figueiredo reafirmou seu compromisso de trabalhar pela implantação do Campus da UFC em Itapipoca. “Essa luta, com certeza, terá um sabor especial. O povo dessa região está dando um belo exemplo de mobilização, fundamental para a conquista da vitória, que será de todos”, afirmou o parlamentar.
Realizada na noite da última sexta-feira, (19), na Câmara Municipal de Itapipoca, a audiência teve a presença do prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, do vice Geraldinho Azevedo, da primeira-dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Tina Freire, da presidente da Câmara de Itapipoca, Paulinha Braga, do deputado estadual Edísio Pacheco, e vereador pelo PDT, Flailton Oliveira.
Estiveram presentes também os prefeitos Betão, de Miraíma, Carlos Henrique, de Paraipaba, Paulo César, de Amontada, e Vasconcelos Neto, de Uruburetama, além de vereadores, secretários municipais, estudantes e representantes de comunidades indígenas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Campos chama de 'debate natural' oposição no PSB a candidato próprio

FÁBIO GUIBU
DO RECIFE


O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse nesta terça-feira (21) que recebe "com tranquilidade" a manifestação de resistências internas no partido à sua eventual candidatura à Presidência da República em 2014.
Em entrevista publicada na Folha, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) afirmou considerar "melhor" para o partido hoje apoiar a reeleição de Dilma Rousseff.
'Eduardo Campos me disse que será candidato', afirma FHC
Ministro do PSB atua contra candidatura de Eduardo Campos
Cid Gomes (CE) e Renato Casagrande (ES), outros dois governadores da sigla, também têm expressado reservas à possibilidade de voo solo do PSB em 2014, possibilidade combatida nos bastidores pelo ministro da Integração Nacional e também pessebista, Fernando Bezerra.
"Estamos vendo um debate natural, de um partido democrático", afirmou Campos. "O PSB vai decidir 2014 em 2014 e tenho certeza que o partido sairá unido como saiu em outros momentos em que fez esse debate", declarou.
Segundo o governador, esse calendário é imposto pelo estatuto partidário, e será seguido à risca, "quer queiram uns ou não queiram".
"Quem vai decidir o futuro do PSB é o PSB, não será uma ingerência ou interferência de quem quer que seja."
Campos negou que tenha se recolhido após cumprir uma extensa agenda de viagens pelo país. "Vejo as pessoas dizendo que eu acelerei, desacelerei, e meu pé no acelerador é no canto", afirmou.
"Eu já li tanta análise com um ano de antecedência feita por brilhantes articulistas políticos brasileiros serem destruídas pelas mudanças que a política impõe, sobretudo quando o povo entra no debate", declarou Campos.
"Muitas vezes o povo entra no debate, e a cabeça do povo não é parecida com a dos políticos e articulistas."
Sobre a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que disse ter ouvido dele a informação de que seria candidato em 2014, o governador se esquivou.
"Eu não costumo falar sobre conversas que tenho em privado", disse. "Mas o que eu falo nas conversas privadas não se altera quando eu falo de público", afirmou.
Campos classificou sua relação com o PT e a presidente Dilma como "boa" e de "respeito", mas "nunca de subserviência". E afirmou que isso não o impede de expressar "divergências e diferenças".

domingo, 19 de maio de 2013

OI e Vivo abaixo da média no CE, segundo Anatel

18.05.2013

terça-feira, 14 de maio de 2013

Polícia prende cinco suspeitos de matar universitário em Fortaleza

Universitário de 23 anos foi assassinado em tentativa de assalto.
Crime assusta moradores do Luciano Cavalcante, onde o crime ocorreu.

Do G1 CE
o
Engenheiro de 23 anos morre em tentativa de assalto (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Engenheiro de 23 anos morre em tentativa de
assalto (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
A polícia prendeu na noite desta terça-feira (14) cinco suspeitos de terem assassinado o estudante universitário Anderson Paulo Santos, de 23 anos. O crime ocorreu na noite de segunda-feira (12), no Bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam armados no momento da prisão, em uma favela no Bairro Luciano Cavalcante. Os suspeitos serão levados à 2ª Companhia do 16º Batalhão, onde passarão por reconhecimento.
Segundo o relato da esposa da vítima à Polícia Militar (PM), que testemunhou o crime, o marido dirigia um carro quando se assustou com a abordagem de um grupo e arrancou com o veículo. O estudante de engenharia de telecomunicações foi atingido no abdômen após disparos do grupo.
A tentativa de assalto aconteceu por volta de 22h30, segundo a polícia. O crime ocorreu no cruzamento entre as Ruas Caio Cid e Almirante Maximiniano. A vítima havia pego a esposa em uma universidade próxima ao local e, juntos, foram jantar. A abordagem aconteceu logo após o casal voltar para o carro.
De acordo com a PM, após ser atingido, o estudante perdeu o controle do carro e colidiu em uma árvore. Os assaltantes fugiram sem levar nada. Uma equipe de resgate foi acionada, mas o jovem morreu ainda no local. Anderson Paulo Santos Silva morava em Fortaleza há três anos, e era natural de Aracaju. A esposa é estudante de direito.
Crime assusta moradores
Moradores do Bairro Luciano Cavalcante estão revoltados e com medo da falta de segurança no local. De acordo com alguns moradores, não há policiamento na região e assaltos são frequentes. "O local é muito perigoso. Eu, por exemplo, já fui assaltado bem perto do lugar em que o rapaz foi morto", disse um caseiro.
O ponto mais perigoso é justamente onde o estudante foi morto, segundo moradores. O cruzamento entre as Ruas Nelson Studart com Caio Cid. O endereço fica próximo ao prédio do Ministério Público do Ceará.
O jardineiro Osmanildo Pereira se diz assustado com a presença de ladrões na área. Segundo ele só passa rápido pelo trecho. E faz uma denúncia.  De acordo com ele, não há policiamento na região, o que preocupa e revolta moradores do bairro. "Eu sempre falei para amigos meus que o Ronda do Quarteirão não está resolvendo a situação da violência. Nós passamos o dia todo aqui e não vemos nenhum carro da polícia por aqui. Não tem como aceitar uma situação dessas. Tem que se tomar providêncas urgentes", desabafou.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o assassinato do estudante. Sobre a falta de segurança, a Polícia Militar informou que nas ruas perto do local do crime são policiadas 24 horas por dia. O policiamento na área do Bairro Luciano Cavalcante é feito por um carro da 2ª Companhia do 16º Batalhão , além de dois veiculos do Programa de Policiamento Ronda do Quarteirão.
tópicos:
 

domingo, 12 de maio de 2013


MTE inaugura Estação Trabalho em Capistrano, no Ceará


Manoel Dias entrega aos moradores do interior cearense a primeira Estação Trabalho do país

Foto: Renato Alves/MTE

Ministro inaugura em Capistrano (CE) prédio da primeira Estação Trabalho

Fortaleza, 11/05/2013 - A cidade de Capistrano, situada a 100 km de Fortaleza no Ceará, recebeu neste sábado (11) a primeira Estação Trabalho do País, um projeto do Ministério do Trabalho Emprego que vai oferecer num mesmo local uma gama de serviços ao trabalhador, como dar entrada ao seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e cursos de qualificação profissional. A Estação Trabalho de Capristano foi entregue à comunidade local pelo próprio ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, com o apoio de lideranças locais e do deputado Federal pelo Ceará, André Figueiredo (PDT-CE).
A estação, além de oferecer serviços relacionados ao mercado de trabalho, vai ser também um espaço de comercialização e entretenimento, com agências bancárias, quiosques, um cinema e palco para apresentações culturais. “Queremos instalar várias dessas estações pelo Brasil e estamos começando aqui por Capistrano, justamente pela necessidade de termos essas estações em municípios do interior do país”, disse o ministro.
O projeto é uma parceria do Ministério com a prefeitura para promover a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. “A ideia é colocar em funcionamento na Estação atividades econômicas que promovam a empregabilidade, o desenvolvimento local e a redução de desigualdades”, frisou Manoel Dias ao público que prestigiou a inauguração.
Serviços - No espaço da Estação Trabalho vão estar disponíveis ao público frequentador informações sobre os serviços do Ministério, microempreendedorismo, formação profissional e espaço para cursos de qualificação, além de boxes destinado ao comércio, cultura e turismo. "Nesse espaço integrado, será disponibilizada também a comercialização de produtos, acesso ao microcrédito, ações de qualificação social e profissional, entretenimento, área de convivência e praça de alimentação", explicou o ministro.
A construção está localizada no Centro de Capistrano, sendo um espaço de aproximadamente 1.380 m² de área, com dois pavimentos, sendo o primeiro composto de 4 salas, destinadas ao atendimento do trabalhador, com rampa de acesso coletivo, uma área destinada ao setor comercial, composta de 52 boxes, sendo 4 exclusivos para alimentação e almoxarifado, além de um anfiteatro.
No segundo pavimento estão um cine-auditório com 100 lugares, a administração e salas de capacitação profissional (2 salas com 50 lugares cada).


Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quadra chuvosa no Ceará está 46,4% abaixo da média histórica

Redação Web | 13h03 | 08.05.2013

Funceme registrou média de 277, 2 milímetros de precipitação no Estado, quando a média histórica é de 517,6 milímetros

As chuvas observadas no Ceará durante o trimestre fevereiro-março-abril, deste ano, ficaram 46,4% abaixo da normal climatológica.
O município de Iguatu, no Centro-Sul, é um dos mais afetados com o baixo índice de precipitações Foto: Honório Barbosa
Para o período, a média histórica é de 517,6 milímetros. Mas de acordo com a  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)  choveu somente 277,2.

“Tínhamos claros sinais de que teríamos mais um ano com poucas chuvas (...)As condições termodinâmicas da atmosfera e dos oceanos indicavam maior probabilidade de chuvas abaixo da normal”, destacou Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Na segunda quinzena de abril, o Ceará foi afetado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical – que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Estado – e foram registradas fortes precip

itações em alguns municípios. Porém, o sistema se distanciou e as chuvas perderam intensidade.

“Essa irregularidade temporal é uma característica de anos secos. No trimestre, tivemos períodos sem registros de precipitações alternados por dias com chuva. Também é normal a irregularidade espacial, ou seja, observarmos diferenças significativas nos índices de chuva de cada macrorregião do Estado”, explicou Martins.


Fonte: Funceme

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Luiz Cláudio Ferreira: André Figueiredo e o pêndulo eleitoral

 - autor: Luiz Cláudio Ferreira
- autor: Luiz Cláudio Ferreira
O pêndulo eleitoral é um termo usado para designar um grupo político ou partido que tenha peso suficiente para definir o resultado final de uma eleição. No caso da política cearense, esse papel, no próximo pleito eleitoral de 2014, seria do Partido Democrático Trabalhista.

O presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, já demonstrou a capacidade de montar uma chapa competitiva para o Executivo, quando lançou o deputado estadual pedetista, Heitor Férrer, para disputa eleitoral de prefeito de Fortaleza no ano passado. A coligação PDT – PPS (MD33) quase chegou ao segundo turno, mesmo sem apoio de nenhuma grande estrutura política – administrativa, numa demonstração clara de que era a terceira via da política fortalezense, em contraste, com outras candidaturas já conhecidas da opinião pública cearense.

O líder da bancada de deputados federais do PDT, o advogado e economista André Figueiredo, já é considerado uma liderança consolidada entre os seus pares pedetistas. A sua passagem, com sucesso, pela presidência nacional da agremiação partidária brizolista, o colocaria como peça chave no tabuleiro político da sucessão ou reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), pois o PDT  tanto pode vir a apoiar a mesma, como pode fazer parte da coligação partidária do governador Eduardo Campos (PSB), no pleito eleitoral de 2014. André Figueiredo é reconhecido como líder de bancada acima dos interesses políticos do Planalto e da bancada de oposições (PSDB –DEM – MD33 – PSOL), nas votações do Congresso, com posicionamento de liderança dos parlamentares independentes no Congresso.

O PDT é decisivo para o destino do presidenciável do Partido Socialista Brasileiro, como também necessário para a consolidação da reeleição da candidata do Partido dos Trabalhadores, num papel de pêndulo eleitoral da política nacional. O deputado federal André Figueiredo será o político cearense, com força decisiva no quadro político – eleitoral da sucessão presidencial de 2014.

O diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista do Ceará que tem mantido uma relação política – administrativa, com o governador Cid Gomes (PSB), nos últimos quatro anos, já demonstra o interesse em ser uma força eleitoral decisiva na sucessão estadual de 2014. O PDT não tem interesse em ser ator coadjuvante na chapa majoritária que será construída pelo PSB em comum acordo com o bloco partidário PMDB – PT que tem apoio do Planalto.

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) será uma liderança com força política – eleitoral para decidir o futuro do Partido Democrático Trabalhista junto aos seus pares, influenciando na decisão final de permanecer ou não na base governista da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo ano.

André Figueiredo não terá menor grandeza política – eleitoral no quadro sucessório cearense, pois o PDT terá um papel de destaque nas negociações do condomínio administrativo – político do governador Cid Gomes (PSB), como uma espécie de pêndulo eleitoral local.