terça-feira, 26 de novembro de 2013

Panorama Politico (O Globo - Ilimar Franco)
Candidaturas auxiliares
         Os candidatos nanicos estão nas contas do PSDB para levar para o segundo turno a eleição presidencial. O desempenho de Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB) não dão hoje esta segurança. Por isso, os tucanos contam na corrida sucessória com o pastor Everaldo (PSC); o senador Randolfe Rodrigues (PSOL); e, ainda, a ex-vereadora Sonia Francine (PPS). Estas articulações já estão em curso.

Turbinando as obras
A presidente Dilma volta a bater o bumbo no dia 10 de dezembro. Nesta data, ela e um séquito de ministros do governo, estarão nas usinas de Girau e Santo Antônio, em Rondônia. Ela vai inaugurar o início das operações das usinas e a primeira linha de transmissão que levará a energia gerada, pelo rio Madeira, ao sistema integrado nacional. Serão inauguradas algumas turbinas e isto significa que a presidente Dilma pretende voltar ao empreendimento outras vezes durante o ano que vem. Acontece que, quando concluídas, as usinas de Girau terá 46 turbinas e a de Santo Antônio 50 turbinas. A ideia no governo é, como se diz, chupar até o último bagaço da laranja.
O clima é de tristeza. Tem gente que não esperava de fato que isso pudesse vir a acontecer um dia

André Vargas
Vice-presidente da Câmara (PR), sobre a prisão dos petistas condenados pelo mensalão
À beira do gramado
O ex-deputado Bispo Rodrigues, condenado a seis anos e três meses no mensalão, instalou-se num flat em Brasília e vai comandar uma das igrejas da Universal. Ontem, ele reuniu-se com outro condenado: Valdemar da Costa Neto (PR).

Tudo azul?
Ninguém confirma no PSDB que foi dado um empurrão para que o deputado Eduardo Azeredo, reú do mensalão mineiro, deixe o partido. Ele mesmo esta convencido que será inocentado. Diz que das 25 testemunhas só uma o cita. E, relatou à bancada, que abriu mão do recurso protelatório de pedir para dar um novo depoimento.
A explicação
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, na conversa com o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, explicou sua preferência pessoal por Eduardo Campos (PSB). Freire teme que o socialista fique isolado e desista de concorrer.
O que rola no PMDB
A presidente Dilma e o governador Cid Gomes (PROS) estariam avançando na construção da chapa no Ceará. Depois do senador Eunício Oliveira (PMDB) ter reclamado para ela e o ex-presidente Lula, estaria se formando a chapa com Eunício ao governo, Zezinho Albuquerque (PROS) a vice (ele é presidente da Assembleia e ligado a Cid) e Inácio Arruda (PCdoB) ao Senado.
Montando o quebra cabeças
Segundo esta articulação, o PT não poderia retirar o apoio à reeleição de Inácio Arruda (PCdoB), que tem 25% nas pesquisas. Além disso, o suplente de Eunício, o petista Valdemir Catanho, é ligado a ex-prefeita Luizianne Lins.

No pé do ouvido
Depois de se reunir com o governador Cid Gomes (PROS-CE), no Palácio da Abolição, sexta-feira, a presidente Dilma pediu uma conversa reservada com o ex-ministro Ciro Gomes. O encontro durou 40 minutos. Dilma saiu sem comentar nada.
O ministro Marcelo Crivella (Pesca) desconversa: “Sou candidato ao governo do Rio, não havendo a mais remota possibilidade de ser candidato a vice”.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dilma confirma refinaria da Petrobras no Ceará

Roberto Stuckert Filho/PR
  • Dilma em Fortaleza ao lado do ministro Alexandre Padilha e do governador Cid Gomes (Pros-CE) Dilma em Fortaleza ao lado do ministro Alexandre Padilha e do governador Cid Gomes (Pros-CE)
A presidente Dilma Rousseff reafirmou, nesta sexta-feira (22), que está tomada a decisão de construir, no Ceará, a Refinaria Premium 2, da Petrobras.
Assim como a Refinaria Premium 1, prevista para o Maranhão, a instalação da unidade foi colocada em xeque, quando os dois projetos foram retirados do plano de investimentos da estatal.

"A decisão de instalar [a refinaria] foi tomada e, hoje, demos um passo", disse Dilma, referindo-se à resolução de uma pendência envolvendo o terreno onde será erguida a refinaria.

Antes da presidente, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), já havia cobrado o início das obras da refinaria, pois, segundo ele, "não falta mais nada".

A presidente, entretanto, preferiu não se comprometer com prazos. Além de confirmar a instalação da unidade, se limitou a ressaltar a importância do projeto para a economia cearense.

"A questão da refinaria é importante para o desenvolvimento do Estado do Ceará. Com essa planta, vão chegar novos investimentos, novos empregos", disse Dilma.

Ampliar

Conheça a história da Petrobras38 fotos

1 / 38
Primeiro logo da Petrobras, de 1953; conheça e relembre os principais momentos da história da petrolífera brasileira Banco de Imagens Petrobras
Ampliar

Petrobras faz 60 anos; conheça dez curiosidades sobre a empresa11 fotos

1 / 11
A Petrobras completa 60 anos nesta quinta-feira (3). Em 3 de outubro de 1953, o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinou a Lei 2004, que dava origem à Petróleo Brasileiro S/A. Clique nas imagens acima para conhecer dez curiosidades sobre a empresa Arte/UOL

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Programa Saúde da Família será ampliado no Ceará


 
TATIANA FORTES/O POVO
Secretário do Ministério da Saúde Orico Monteiro, governador Cid Gomes e prefeito Roberto Cláudio durante solenidade do programa Mais Médicos
   
Durante solenidade para receber os profissionais da saúde do Programa Mais Médico realizado nesta segunda-feira, 4, o governador do Ceará, Cid Gomes anunciou que o Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado no Estado. A autorização para o aumento veio do Governo Federal e terá uma cobertura que abrangerá uma equipe para cada grupo de dois mil habitantes.

O secretário de gestão estratégica participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que também estava presente na solenidade, espera que até março de 2014 todas as equipes do PSF no Ceará estejam formadas.

Na solenidade também foi anunciado que nesta terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
receberá 42 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. ''Se somarmos com os contratados pela própria prefeitura, chegaremos a 200 médicos'', disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Mais Médicos


O grupo de médicos que chega à Fortaleza é formado por 37 cubanos, um brasileiro, dois venezuelanos, um colombiano e um hondurenho. Eles serão lotados na Atenção Primária, nos postos de saúde da Capital, em especial nas unidades das regionais I, V e VI, que são hoje as mais necessitadas.

Brasil

Ao todo, os municípios brasileiros receberam 2.167 médicos estrangeiros nesta etapa, dos quais 212 são para o Ceará. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

 
Redação O POVO Online