segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Programa Saúde da Família será ampliado no Ceará


 
TATIANA FORTES/O POVO
Secretário do Ministério da Saúde Orico Monteiro, governador Cid Gomes e prefeito Roberto Cláudio durante solenidade do programa Mais Médicos
   
Durante solenidade para receber os profissionais da saúde do Programa Mais Médico realizado nesta segunda-feira, 4, o governador do Ceará, Cid Gomes anunciou que o Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado no Estado. A autorização para o aumento veio do Governo Federal e terá uma cobertura que abrangerá uma equipe para cada grupo de dois mil habitantes.

O secretário de gestão estratégica participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que também estava presente na solenidade, espera que até março de 2014 todas as equipes do PSF no Ceará estejam formadas.

Na solenidade também foi anunciado que nesta terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
receberá 42 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal. ''Se somarmos com os contratados pela própria prefeitura, chegaremos a 200 médicos'', disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Mais Médicos


O grupo de médicos que chega à Fortaleza é formado por 37 cubanos, um brasileiro, dois venezuelanos, um colombiano e um hondurenho. Eles serão lotados na Atenção Primária, nos postos de saúde da Capital, em especial nas unidades das regionais I, V e VI, que são hoje as mais necessitadas.

Brasil

Ao todo, os municípios brasileiros receberam 2.167 médicos estrangeiros nesta etapa, dos quais 212 são para o Ceará. A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

 
Redação O POVO Online
 

Nenhum comentário: